Conheça um pouco da minha história

Leandro Ribeiro de Mattos

É natural de Guarapuava – PR.  Aos 6 anos de idade mudou-se com sua família para Camboriú – SC, onde viveu por 13 anos.

No final de 1999, com 16 anos de idade, começou a participar na igreja onde teve seu contato com a música, participando do Coral Daniel, coral infantil e grupo de jovens Jucri.

Trabalhou em diversos movimentos e pastorais como: Rcc, Apostolado da Oração, grupo de jovem PJ, Emaús, Acampamentos, Legião de Maria e outros.

Sempre buscou o conhecimento contínuo. Com muita simplicidade e humildade, ao mesmo tempo que aprendia uma técnica musical ou espiritual, já passava seu conhecimento para o próximo. Ao ensinar as outras pessoas, foi desenvolvendo didáticas e aflorando o dom da música e da espiritualidade.

Em 2003 iniciou, junto com Débora Jane Mendes, a Comunidade Maria Porta de Céu onde viveu 3 anos em aliança.

Em 2006  mudou-se para Brusque onde foi dado início a Comunidade de Vida e viveu por 10 anos. Nesse período desenvolveu projetos para dar aula de instrumentos musicais como violão, teclado, baixo, bateria e vocal.

Desenvolveu-se na música por meio da observação e escutando os músicos profissionais. Sempre foi autodidata, buscando conhecimento conforme sua necessidade.

Em 2008 participou do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues (Itajaí – SC). 

A espiritualidade se deve ao grande aprendizado à vivência comunitária, como consagrado da comunidade Maria Porta do Céu, onde desenvolveu muitos trabalhos de evangelização, como retiros, encontros, palestras, missas, workshop, aulas de música, rádio, acampamentos e formações.

Devido aos muitos trabalhos dentro da igreja católica, obteve grande conhecimento da espiritualidade e da música, desta forma, desenvolveu a versatilidade de ensinar e direcionar a musicalidade de acordo com  cada movimento, cada perfil ou necessidade, seja para o grupo da renovação, PJ, retiros, pastorais, ou dentro da liturgia da missa.

Ao longo dos anos como músico, já teve mais de 300 alunos nas cidades em que passou, como Brusque, Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Botuverá, Guabiruba, Armazém e Tubarão.

Esse trabalho tem o objetivo de contribuir para formar novos músicos para a Igreja Católica. Não só com técnicas musicais, mas também com direcionamento e aprofundamento espiritual.

Acreditamos que a musicalidade junto com a espiritualidade nos dá alicerce para colocarmos em prática nosso potencial como seres humanos e em contato com Deus.

Qualquer dúvida, sugestão ou mensagem que você queira compartilhar conosco será bem-vinda! Nosso e-mail: contato@violaocatolico.com.br 

Visite nossos canais oficiais: