Para você poder começar a tocar violão, precisa de um que se adapte com você e que te deixe confortável para iniciar. Há vários modelos, com diferentes tamanhos e acessórios, basta entender qual tipo encaixe com você. Segue algumas dicas para a sua escolha.

1) Elétricos ou Acústicos?

O violão elétrico é aquele que você pode conectá-lo em uma caixa de som, podendo ser ideal para tocar em missas, retiros ou eventos variados.

Se caso você não necessite ligar em caixas de som, poderá optar pelo violão acústico, podendo ser mais viável financeiramente e talvez tenha até a mesma qualidade de um elétrico.

Escolha aquele que mais o agrada e você já pode iniciar suas aulas

2) Novo ou usado?

Se você optar pelo violão novo, é interessante que você peça a opinião do seu professor de música, ou alguém que entenda de instrumentos musicais, para indica-lo ao melhor.

E se for possível adquirir, por enquanto, somente o violão usado, sem problemas, há muitos violões usados que funcionam muito bem, basta só pedir para que seu professor analise a condição de como está o violão.

3) Como escolher a marca?

Os violões “mais baratos” são os mais difíceis de confiar, há exceções sempre, mas normalmente os violões de marcas conhecidas são mais confiáveis, por apresentarem uma qualidade maior, do que um violão com um preço inferior.

Caso precise comprar antes de iniciar suas aulas, peça a opinião do seu professor, ou vá até uma loja que entenda do assunto. E se for feita a compra pela internet, compre em uma loja extremamente confiável e conhecida.

4) Tipos de violão

Para você iniciar suas aulas, é ótimo você conhecer o violão que queira adquirir. Há vários modelos, apresento alguns mais conhecidos:

Violão de Nylon: possuem cordas de nylon, assim sendo mais suaves para o dedo, sendo ótimos para iniciantes que desejam tocar músicas clássicas ou tocar fingerstyle. Não possui um som muito aberto.

Violão de aço: possui cordas de aço, conseguindo tirar um som mais claro e alto, são ótimos para tocar vários estilos musicais. No começo, seus dedos podem doer um pouco, mas conforme for tocando, você se acostuma, e assim percebe como você está evoluindo por ouvir o som dele.

5) Tamanhos de violão

Alguns modelos de violões podem variar de tamanho:

Violão Jumbo: possui uma caixa grande, com a produção de um som mais encorpado, contudo, o transporte é um pouco prejudicado.

Violão Folk: um pouco menor que o Jumbo, com formato retangular, possuindo uma ótima acústica, com isso, para crianças e pessoas menores, ainda é um violão “grande”.

Violão Flat: um violão com caixa fina, de porte pequeno, ótimo para transporte e para pessoas pequena, porém a acústica é um pouco limitada.

Violão Baby: não se trata de um violão infantil, e sim um violão compacto, indicado para crianças e pessoas menores. Assim, o som se tornando um pouco mais abafado ou baixo.

Existem muitos formatos de violões, como só com armações totalmente elétrico, sem caixas, com fibra de carbono, e variados tamanhos.

Os listados acima são mais procurados e conhecidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sendo assim, para finalizar, basta você saber qual encaixa com você e já iniciar suas aulas.

Temos nosso curso de violão católico, com método próprio do nosso professor. Adquira já o seu!