As músicas escolhidas dentro da Igreja Católica, geralmente seguem o tempo litúrgico. Devem ser selecionadas com atenção, para poder se alinharem com a liturgia do dia e a espiritualidade. Aqui darei algumas dicas de como fazer esta escolha.

Músicas para a missa

1. Canto de entrada: é uma música que anuncia o início da celebração, normalmente é escolhido um hino tradicional ou a canção de acordo com a liturgia do dia.

2. Liturgia da palavra
Salmo responsorial: é uma resposta musical ao Salmo durante a sua leitura.
Aleluia: Geralmente cantado antes do Evangelho como uma forma de alegria para receber a Boa Nova.
Após a Homilia: Algumas missas são cantas músicas reflexivas para a compreensão profunda da Palavra.

3. Liturgia Eucarística
Ofertório: música para a preparação das oferendas e do pão e vinho.
Santo: uma canção que precede a consagração e a santidade de Deus.
Cordeiro de Deus: Uma música que poderá acompanhar a partição do pão anterior a Comunhão.

4. Comunhão: pode ser uma música refletiva ou um hino para o recebimento da Eucaristia.
As músicas da Comunhão ressaltam a importância e o significado da eucaristia.

5. Canto de saída: música que marca o final da missa e onde envia os fiéis para seus afazeres diários.

Músicas para o grupo de jovens

1. Músicas Sacra: Isso inclui hinos litúrgicos e músicas de adoração que são adequadas para celebrar a fé católica. Por exemplo, “Ave Maria” ou até mesmo a música “Kyrie Eleison”.

2. Música cristã contemporânea: Muitas bandas e até mesmo artistas produzem músicas cristãs para poder atrair o público jovem e poder transmitir o amor e a fé católica. Por exemplo, “How Great Is Our God” de Chris Tomlin ou até mesmo a música “God’s Not Dead (Like a Lion)” de Newsboys.

3. Música instrumental: Eventualmente, podem ser escolhidas músicas instrumentais para momentos de orações, reflexão ou até mesmo atividades dentro do grupo.

Músicas para pastorais

1. Juventude: Pode ser usada as músicas contemporâneas católicas, que promovem questões relevantes para jovens de acordo com a sua fé. Como músicas do Padre Fábio de Melo ou TobyMac.

2. Pastoral Litúrgica: Tocadas músicas tradicionais, hinos e salmos litúrgicos. Sempre dependendo da tradição da sua comunidade, podendo ser usadas músicas gregorianas.

3. Catequese: Músicas que ajudam a transmitir lições de fé, sendo mais acessível para as crianças. Por exemplo, as músicas que enfatizam elementos principais da fé católica, como a Eucaristia, Mandamentos e Sacramentos católicos.

Com toda certeza, existem mais eventos católicos como estes acima, mas se for lista-los aqui, ficaria muito extenso. Assim, citei alguns mais conhecidos dentro da comunidade católica. Sentiu vontade de participar de algum? Vai em frente, a igreja católica é uma benção para cada pessoa que começa a frequentá-la. Ou gostaria de tocar algum instrumento na sua comunidade? Para a sua sorte, temos nosso curso de Violão Católico disponível pra você. Garanta agora e em poucos meses você já poderá participar no ministério de música da sua comunidade ou igreja.