Música Sacra

Ela se trata de ser composta para fins religiosos ou espirituais, incluindo vários estilos musicais, desde hinos clássicos até músicas contemporâneas. A música sacra pode ser utilizada em eventos especiais dentro da igreja.
Muitas vezes expressa temas religiosos, transmitindo adoração, louvor e conexão espiritual, mas a sua função não é servir a liturgia da igreja. Além disso, a música sacra pode ser ouvida por pessoas de diferentes religiões e culturas, tendo o poder de criar a sensação de transcendência e reflexão.
Muitos compositores ao longo da história, dedicaram-se seus trabalhos para a música sacra. Serve de exemplo, Mozart e Beethoven, que escreveram missas e criaram obras religiosas importantes. Além disso, existem uma grande quantidade de compositores que criam músicas sacras contemporâneas ao redor do mundo.

Música Litúrgica

Já a música litúrgica, é integrada diretamente nos momentos e elementos da missa, como na liturgia, nas orações e nos sacramentos. Ela tem a função de auxiliar a criar um ambiente adequado para cada celebração, podendo variar entre intensidade e estilo do momento.

Como a música sacra, ela pode assumir vários gêneros musicais, sempre dependendo da tradição e das preferências culturais, incluindo músicas desde hinos gregorianos até músicas contemporâneas. A escolha das músicas muitas das vezes envolve considerações simbólicas. A letra da música pode refletir ensinamentos religiosos ou narrativas bíblicas, enquanto o ritmo e a melodia podem ser escolhidos para manifestas sentimentos emocionais ou até para reforçar o significado da liturgia.

Hoje, a música litúrgica tem o papel de mostrar várias tradições, locais e preferências culturais. Algumas comunidades adotam o sistema tradicional, outras preferem uma cultura litúrgica mais contemporânea. A música se adapta às mudanças da sociedade, e continua mantendo a sua importância e expressando a fé da comunidade religiosa.

O que você achou? Sabia desta diferença?
Me conte aqui o que mais achou interessante!!
E uma dica, aprenda Violão Católico, você irá se surpreender!