Corpo

O corpo do violão é a parte mais importante, pois é lá que é produzido o som. É responsável por amplificar o som das cordas e assim poder transmitir ao ambiente externo. A forma e o tamanho influenciam no som que será produzido.
Como por exemplo, em um violão de nylon, ele possui um corpo mais largo e profundo em comparação a outros violões, gerando um som profundo, sendo ideal para estilos musicais como música clássica ou bossa nova.
Já diferente do violão de nylon, o violão folk, conhecido também como violão de aço, possui um corpo mais estreito e com menos profundidade, assim produzindo um som mais brilhante e podendo projetar o som mais longe. É ideal para estilos como country, pop ou rock.

Braço

O braço é a parte mais fina e longa do violão, onde se localiza os trastes, as pestanas e escalas. É onde o músico posiciona os dedos nas cordas, que produzem as notas musicais. O braço desempenha também um importante papel na hora de tocar o instrumento, pois ele influencia na facilidade com que o músico execute os acordes, as escalas e melodias

Trastes

Os trastes servem para dividir a escala onde representam diferentes notas musicais. Quando um músico aperta uma corda contra um traste e toca, o traste funciona como um ponto de apoio, encurtando o movimento vibratório da corda, e assim produz uma nota específica.

Muitos violões possuem marcações visuais, para ajudar o músico a se localizar mais rápido em notas específicas. Essas marcações podem ser pontos, linhas horizontais ou até mesmo formas decorativas.

Rastilho

O rastilho é uma pequena peça que pode ser encontrado na parte inferior do violão, geralmente feita de metal ou plástico. A sua principal função é segurar as cordas na extremidade oposta a pestana, e também ajuda a transferir as vibrações das cordas para o corpo do violão.

A altura do rastilho em relação ao tampo do violão, influencia diretamente nas cordas. Uma altura adequada do rastilho facilita a execução das notas e acordes, sem causar cansaço maior nos dedos do músico.

Cabeçote

Localizado na parte superior do violão, nele são fixadas as cordas. Cada corda é passada pela abertura do cabeçote e enrolada em uma tarraxa correspondente. Um cabeçote bem projetado e tarraxas de qualidade são essenciais para manter a afinação e uma boa estabilidade do violão.

Muitos cabeçotes possuem características estéticas diferentes, para ajudar na identidade visual do violão. Algumas marcas escolhem por design personalizados, como elementos decorativos ou logotipos da marca.

 

 

 

 

 

 

 

Se interessou em aprender violão?
Temos o curso de violão perfeito para você
Iniciante ou avançado, acesse Violão Católico!