Criar um ambiente participativo e acolhedor

O violão é conhecido pela sua versatilidade e adaptação em qualquer estilo musical, ele pode ser capaz de criar um ambiente onde os jovens se sintam acolhidos e libertos. Com o som mais suave e amigável do violão, isto pode promover uma atmosfera para os jovens entre si, compartilharem suas experiências ou dificuldades.
Para muitos jovens católicos, o violão pode servir como uma forma de expressarem suas emoções, suas experiências e seus pensamentos de forma única e pessoal.

Adaptações de músicas para o conceito religioso

Os líderes do grupo junto com os músicos, normalmente fazem escolhas das músicas mais populares entre os jovens, na qual envolve os estilos pop, rock, jazz e entre outros, assim se tornando um ambiente familiar para os mesmos.

Uma parte significativa na adaptação das músicas, são as letras, que são modificadas para que tenha um contexto religioso, como transmitir mensagens de fé ou ensinamentos religiosos.

Ao adaptar as músicas populares, podem ajudar os jovens a sentir que sua identidade e cultura estão sendo valorizadas, criando uma conexão de pertencimento dentro da igreja católica.

Emoções e experiências espirituais

O simples ato de tocar ou cantar pode servir de fuga emocional para os jovens, pois muitas vezes, as músicas possuem letras profundas, e o jovem poder se expressar através delas, se tornando um alivio emocional e uma sensação de liberdade para eles.

Tocar violão ou cantar músicas católicas, oferece ao jovem uma forma de transmitir sua fé e sua adoração à Deus, permitindo uma conexão de proximidade com Deus.

Conexão com outras formas artísticas

O violão pode ser somado com danças ou movimentos artísticos durante momentos de louvores. A música tocada pode expressar sentimentos de alegria e adoração, podendo criar uma experiência de várias sensações e aproximando as pessoas.

O violão também poder ser usado como instrumento de meditação ou adoração, onde as pessoas são convidadas a participar de um estado de reflexão nos próprios pensamentos. A música melódica ao fundo, proporciona um ambiente calmo e cria uma maior conexão espiritual.

Desenvolvimento de habilidades e talentos

 

Nos grupos de jovens católicos, tem-se a oportunidade de desenvolver a suas habilidades e técnicas no instrumento, como aprender acordes e melodias, ritmos e improvisações. Este processo de aprendizagem, oferece ao jovem manter a disciplina e a persistência, fazendo com que criem autoconfiança.

Tocar violão pode proporcionar que o jovem tenha sua habilidade valorizada e também, diante do grupo, todos podem compartilhar seus talentos próprios. Cada jovem pode apresentar seu talento único, assim, trazendo uma autoestima pessoal.

 

 

Ficou com vontade de aprender violão e tocar no grupo de jovens da sua igreja? Para isso temos nosso curso criado especialmente para você, onde você aprenderá cada passo e onde aplicar corretamente suas técnicas e habilidades construídas. Acesse Violão Católico