1. Limpeza

Se possível, mantenha seu violão regularmente limpo, tanto por dentro quanto por fora. Retire a poeira, principalmente das cordas e dos trastes, pois isso auxilia na vida útil das cordas e mantém a integridade do som.
Após o uso do violão, passe um pano seco nas cordas para retirar o suor e a oleosidade dos dedos. Você também pode optar por produtos especificamente para limpeza das cordas para mantê-las limpas.
Quando não estiver utilizando o violão, guarde em um estojo ou suporte apropriado para ele, isso ajuda a proteger da poeira e também para que não ocorra danos.

2. Técnica da mão esquerda

Ao pressionar as cordas, é ideal manter os dedos próximo aos trastes e levemente curvados. Evite curvar os dedos para trás, isso pode causar som abafado. Tente manter a mão relaxada, onde terá mais mobilidade para a execução das notas.

Ao trocar de acordes, tente fazer movimentos controlados e calmos, pois caso faça muito rápido e não tenha muita prática, pode levar a bater em outras cordas indesejadas, fazendo com que o som seja interrompido. Pratique movimentos fluidos para garantir a mudança de notas precisas.

Dedique tempo para praticar exercícios de coordenação entre a mão direita e esquerda, como serve de exemplo, os dedilhados. Isso fará com que as suas mãos tenham mais mobilidade, velocidade e fluidez na hora de executar as notas.  

3. Técnicas de palhetadas

1- Básica: consiste em você alternar as batidas nas cordas. Tente palhetar do grave ao agudo (para baixo) e do agudo para grave (para cima), mas mantendo um ritmo constante.
2- Híbrida: serve para combinar o uso da palheta com os dedos, podendo criar vários sons. Serve de exemplo, pode utilizar os dedos para tocar as cordas agudas, e a palheta para tocar as cordas graves, ou até vice-versa.
3- Palm-muting: essa técnica envolve a utilização da mão direita para abafar as cordas, enquanto você executa alguma música. Isso cria um som com notas abafadas e percussivo. É frequentemente usado em estilos como blues e rock.

4. Capotraste

O capotraste é um acessório que se usa no braço do violão para “apertar” todas as cordas em um traste específico, fazendo com que a afinação padrão do violão seja alterada. Isso é utilizado para que você possa mudar o tom da música sem reafinar manualmente.

Umas das maneiras frequentemente usada para o capotraste, é tocar ou cantar em grupo onde outros músicos utilizam instrumentos de diferentes afinações. Como por exemplo, se caso uma música esteja em um tom e que para sua voz seja melhor cantar em outro tom, você colocar o capotraste onde o tom esteja adequado e poder continuar tocando com os mesmos acordes.

Às vezes, também tem acordes que são difíceis de tocar por causa da sua complexidade no braço do violão. É onde um capotraste pode entrar, simplificando a forma do acorde, levando para um lugar no braço do violão onde seja mais acessível. Isso pode ser usado para iniciantes ou músicos com dedos pequenos.

 

 

 

 

 

 

 

Quer aprender violão de forma rápida e eficiente? Então nosso curso foi feito especialmente para você! Acesse Violão Católico!
Transforme sua vida.