Tecnologia

Atualmente, muitos músicos tem usado a tecnologia a seu favor na hora de tocar seu violão, como de exemplo, os pedais de efeitos. Muito popular entre guitarristas, mas como são versáteis, estão sendo usados para os músicos que utilizam o violão, pois eles podem fazer diferentes sons e texturas, onde com o violão sozinho não seria possível realizá-las.
Alguns exemplos de pedais, existem o Reverbs e Delays, que servem para criar uma dimensão maior ao tocar as cordas do violão, sendo ótimo usá-los nos momentos de adoração e orações.
Um pedal que também é muito utilizado é o Loopers, no qual permite que o músico grave algum som e crie camadas, como estar reproduzindo o som gravado e o músico tocar outra melodia “por cima”.

Crescimento de estilos musicais

A música católica está sendo expandida cada vez mais para conseguir abranger cada estilo musical, incluindo desde estilos tradicionais até estilos contemporâneos. Ainda muitas igrejas valorizam a música tradicional sacra, outras paróquias estão procurando incorporar em suas músicas, os gêneros musicais como pop, rock, jazz e entre outros.
Com isso, a utilização do violão é essencial, pois é um instrumento que possui a capacidade de adaptação a qualquer estilo musical, fornecendo vários modos e estilos de tocar qualquer tipo de música.

Inovação litúrgica

A música tem a capacidade de expressar emoções e experiências espirituais, e a igreja na busca de liturgias vivas e mais participativas, os músicos católicos procuram novas expressões musicais que irão do estilo tradicional da igreja até estilos onde os jovens mais procuram. Isso é possível incluir o uso de improvisação, onde o músico pode ser original, usando de diversas melodias, incorporando diversos estilos musicais.

Diversidade cultural

Como a Igreja Católica é uma instituição globalizada, podemos perceber uma maior diversidade cultural na música católica, com influências de diferentes partes do mundo. Como de exemplo, na América Latina, o violão é um instrumento principal na música católica, especialmente em gêneros como o canto novo e a música carismática.

Com a medida em que o músico católico explora vários estilos musicais, é possível unir estilos, para criar uma combinação de elementos musicais. O violão é ideal para este tipo de criação, pois é fácil adaptá-lo a qualquer estilo musical tradicional e contemporâneo.

Auxilio na adoração e espiritualidade

O violão possui a sua sonoridade suave e pessoal, é um instrumento musical perfeito para momentos de orações e adoração a Deus. Ele consegue criar uma atmosfera com uma conexão mais próxima à Deus. Quando tocado com músicas espirituais, durante uma missa ou um momento de adoração, ele pode ajudar as pessoas a entrar em estado de admiração e adoração profunda, permitindo que abram seus corações e entreguem-se para Deus.

O silêncio também desempenha um papel essencial na vida espiritual de cada pessoa, ele permite que o mesmo possa se abrir e escutar a voz do Espirito Santo em seus corações. Como o violão tem uma melodia suave, ele pode usado em momentos para preencher orações, criando um clima calmo e de contemplação.

 

 

Ficou interessado em aprender violão? Temos o curso perfeito pra você! Curso Violão Católico, o melhor que existe!